terça-feira, 11 de maio de 2010

A Fantástica Arte de Teorizar (o propor e o pensar)



Muitas das vezes a arte de formular teorias é desprezada pela simples e rasa justificativa de ser chata e cansativa.
Como se depreende da vida em sociedade, o homem médio não gosta muito do pensar, por que de forma proposital tem o seu aprendizado anulado e aniquilado já no início de tudo por uma nefasta sujeição social, um contrato de regras, o Contrato Social de Rousseau.
Desta forma, padecerá de transtornos inimagináveis diante da mão no queixo, por que o pensar e o propor teorias novas sempre irá doer um bocado para quem não tem o costume, e quando ele descobrir que toda certeza, todo pseudo-aprendizado foi adquirido num imenso jardim - o jardim de infância das idéias – talvez se pergunte.
O que fazer com os métodos aprendidos, as fórmulas milagrosas que foram ensinadas, as receitas de bolo? O que fazer com tudo isso?
Responderia - jogue tudo no lixo e recomece, pois trabalhoso será o reverso de direção. Reconhecer que o trem passou sem os elementos adequados, já na metade da ponte, talvez seja o melhor remédio para este veneno angustiante: “o não propor e o não pensar”.

17 comentários:

Vanda Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vanda Ferreira disse...

Deixamos de pensar, porque é muito mais fácil seguir a linha de raciocínio de uma outro, do que a nossa.

Deixamos de pensar, porque achamos mais válido agir do que perder alguns minutos, ou até horas, tentando tomar a melhor decisão. Pra que? Tome a primeira atitude que vem a cabeça e se não der certo um "desculpa" basta.

Deixamos de pensar, porque pensando a gente encontra o maior culpado de todos os nossos deslizes no caminho: nós mesmos.

Adoro como sempre os seus textos. Quero agradecer o carinho e os comentários no meu blog. De verdade, fiquei surpresa com o comentário do meu ultimo texto, não esperava um convite tão lindo e gratificante.

Sobre o convite, a proposta, no meu perfil do blog tem o link do meu orkut, não seria mais fácil você me adicionar e conversarmos por lá? Aí combinamos tudo da melhor forma. Ok?

Sucesso sempre!


Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

Andre Mansim disse...

Liquidificando seu texto , eu achei-o interessante , apesar de achar que o acumulo de pensamentos já pensados é que traz os novos pensamentos , se vc conseguir acumular aprendizados por toda sua vida , vc sempre vai criar coisas novas !

Cammy disse...

Oii Rodrigo!!
Me desculpa por nao ter indicado o seu blog. Apesar de eu ter indicado o blog de um homem, entre os que eu escolhi, eu estava em duvida de fazer, porque pensei que poderia ser um selo feminino(Blog Fofo) e nao sabia se ele iria gostar...
Mas com certeza quando eu pegar outro selo, indicarei voce!

Primeira Resposta: Hoje viver aqui para mim eh quase o mesmo que viver em SP, menos a familia e os amigos antigos...Aqui eh muito bom em alguns aspectos, em outros nem tanto... nao sei se vc leu o meu post NY X SP, la eu falo o que eu penso comparando aqui e SP...
Mas eu gosto de estar aqui por enquanto...um dia queremos voltar para SP! A experiencia de viver aqui eh otima!

Segunda resposta: Eh claro que podemos! Seria interessante!
Voce escolhe o tema e eu escrevo um pouco a respeito e voce escreve outra parte? Eh assim que funciona? rsrs...
Me fala qual o tema entao! Ok?!
Um bjo, Fica com Deus!

Cammy disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Laura disse...

Bem, vc q estava querendo ser indicado... ganhei o selo, e indiquei voce pra ganhá-lo tb no meu blog ;)
Bjs

Tairane Colen disse...

Obrigada pela visita, e sim, as vezes eu acho raciocinar um pouco exaustivo! Erro meu ¬¬
Beijos!

Cammy disse...

Oi Rodrigo!
O que vc acha de falar sobre o terrorismo no mundo??
Interessante ou chato...? rsrs
Parabens pelo selo que ganhou da Laura!!! :)
bjs

Cammy disse...

Que legal que vc gostou da ideia!!
Vou pesquisar alguma coisa neste FDS e te passo por e-mail ASAP!!
Ok?
bjs!

Cristiane Melo disse...

bem interessante o blog, muito bom o texto! parabéns! :*

Gabriel disse...

Sem o questionamento, a filosofia seria vã, afinal, o definir o que é filosofia já é em si um dos maiores questionamentos da própria ciência em si.

Hoje em dia, as pessoas perderam o costume de questionar-se a cerca de tudo. A comodidade e os meios as tornam assim, sem falar de massificação e alienação. Mas isso é muito pano pra manga hehehe

Abraço.

Gustavo Pantera disse...

Nossa que intenso hein! hehe.
Bom de qualquer forma aprender é sempre muito bom, só o conhecimento é capaz de transformar. Gostei do blog parabéns

Samanta disse...

Concordo.. o ser humano hoje não pensa mais por pura preguiça. Sempre recorre ao que é mais fácil, que não dê muito trabalho.
Ah, se todos começassem a pensar, a teorizar...
adorei o blog :*

Adriano disse...

penso logo existo...

Xan disse...

ta lgl, vc q escreveu ?
ou pegou de algum lugar?

olhe o meu:
www.madrugando.net

Filosofia disse...

Quero agradecer a todos que passam por aqui e deixam a própria impressão sobre meus "rabiscos filosóficos" e também responder ao "-xan" que os textos são escritos por mim sim. Escritos para desabafar e gritar para todos da maneira mais intensa possível, e que nenhum é foi premeditado. Enfim, obrigado pelo carinho de todos.

CAMILA de Araujo disse...

Quanto mais se pensa, mais indagações e questionamentos surgem enquanto estamos em busca de respostas, que quando essas são encontradas, novamente, aparecem uma enchurrada delas em nossa mente.

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com